segunda-feira, 16 de março de 2009

Os peritos da Renault Portugal são os melhores do mundo!

Tenho um Renault Clio (85 cavalos/1500). Tem 1 aninho e 5 meses. Há bem pouco tempo reparei numas marcas estranhas que apareceram nas portas laterais, no tejadilho e na mala. Passados mais uns dias, essas marcas estranhas começaram a descamar e a tinta começou a sair, tal e qual um ovo cozido ao qual vamos tirar a casca! Sem qualquer problema e porque o carro tinha acabado de fazer 1 anito, dirigi-me ao concessionário da Renault mais próximo de casa (o mesmo onde comprei a viatura). Cheguei lá e disseram-me que isso teria de ser com o perito 1 (vou chamar-lhe perito 1, porque esta história só termina pelo menos para já, no perito 3) e indicaram-me o caminho, lá fui e expliquei a situação à criatura mas, nesse mesmo momento toca o telemóvel do fulano. Esperei, esperei, esperei...até que o fulano ainda a falar ao telemóvel me faz um sinal com a cabeça para irmos ver a viatura, lá fomos e o homem sempre a falar ao telemóvel, blá ...blá, blá, blá e blá. Começámos a dar voltas ao carro tipo baratas tontas e eu ia indicando as respectivas marcas e ele sempre blá, blá, blá...e blá ao telemóvel...finalmente a chamada terminou e a criatura olha para mim e diz:
- Já sei o que isto é!
E eu respondo:
- Ai sim!?!
- Sim senhora, e digo-lhe já, que não é a primeira! Têm aparecido aqui vários nesse estado!
- Então o que é? (pergunto eu no meu extremo de curiosidade)
E responde a criatura com um ar muito importante:
- Isso foram os pássaros!
- Os pássaros?! Mas como? Não estou a perceber!
- E digo-lhe mais, a garantia não cobre esse tipo de agressão.
-E eu que estava cheia de vontade de partir o nariz ao homem, tentei manter a calma e disse:
- E agora qual é o procedimento a seguir, uma vez que eu não concordo consigo, porque, 1º o carro fez agora 1 ano, 2º o carro tem 30 mil Km o que significa que não está parado assim tanto tempo, 3º nunca anda assim tão sujo ao ponto de ficar sem tinta e 4º o que está a dizer é ridículo!
- Bem agora vai ser analisado por outro perito da Renault Portugal. Quando o perito passar por aqui eu telefono-lhe e traz cá o carro.
- Eu aceitei e fui embora (com a raiva a transbordar pelos poros)
Escusado será dizer que esperei sentada pelo telefonema da criatura. E passado uma semana lá voltei eu à Renault e só saí de lá quando marcámos uma data oficial para a 2ª peritagem com o suposto perito 2 da Renault Portugal. E na data acordada, à hora acordada lá estava eu e o meu namorado...esperámos, esperámos, esperámos...e eu lá ia dizendo ao namorado para tentar atenuar o seu esgotar de paciência - ele deve vir de Lisboa, deve estar muito transito!
Bem, 1 hora e meia depois lá chega o respectivo perito 2, apresenta-se e nem pede desculpa pelo atraso, fomos logo ver a viatura, os dois projectos de peritos 1 e 2, começam andar à volta do carro, num ritual que eu já conhecia, assim que terminam o volteio, dirigem-se a mim e ao meu namorado e num diálogo entre os dois começam:
Perito 1:- Então? O que acha? Não acha que poderão ser excrementos de pássaro?
Perito 2: -Sim, talvez, ou então também pode ter acontecido o seguinte. A senhora vai no auto-estrada não é?
Eu: - Sim, quase todos os dias.
Perito 2: Então, pode ter acontecido o seguinte: ia um carro à sua frente, não é, a pessoa desse carro vomita e o vómito atinge a sua viatura e olhe que o vómito humano é algo muito corrosivo,...e pronto passado uns tempos aparecem as marcas.
Eu: - O Sr. está a querer dizer-me que vomitaram o meu carro em pleno auto-estrada em andamento e que eu não reparei!
Perito 2: Pode ter acontecido.
Eu: - Desculpe, nem que fosse o vomito de um elefante a ser transportado no carro da frente faria uma coisa destas!
Eu não queria acreditar! Tinha estado este tempo todo à espera daquela criatura louca para que me dissesse aquilo!
Bem os ânimos aqueceram e no meio da discussão fiquei a saber que o perito 2 não era funcionário da Renault Portugal, mas sim um perito de tintas de uma qualquer empresa, que provavelmente nem o 9º ano das Novas Oportunidades teria e talvez numa boa hipótese tivesse realizado alguma formaçãozeca em tintas e possíveis causas de corrosão. Mas ali estava ele a opinar e a mandar bitaites.
Pedi aos dois peritos que escrevessem as suas brilhantes conclusões num papel para eu levar, mas isso sabe-se lá porquê, eles não aceitaram.
Disse-lhes que ia mandar uma carta para Lisboa e outra para a França. E assim fiz. Passados uns dias telefonaram-me para uma nova peritagem, desta vez com o verdadeiro perito da Renault Portugal, o Perito 3. Chegada a hora lá fui e lá estava o pontual perito 3, engravatado e com sotaque da Capital. Com poucas palavras e muitas voltas ao carro, lá ia escrevinhando num papel sem nada dizer, sem opinar e eu que já estava à espera de mais uma brilhante conclusão, até fiquei desiludida! Enfim, passados uns dias recebi uma carta da Renault Portugal a dizer que se tratavam de agressões externas, talvez excrementos de pássaro ou então vómito humano (esta eles não escreveram!) e que por tal a garantia não cobria o estrago!

Agora eu pergunto:
Como é que se consegue chegar a tal brilhante conclusão, assim a olho nu, sem efectuar qualquer tipo de análise química?! Julgo que tal proeza nem um doutorado em Eng. Química conseguiria realizar!

Os peritos da Renault Portugal são ou não são os melhores do mundo!!?

4 comentários:

Anónimo disse...

Tu não te cales nem desistas de reclamar. Esses "peritos" não existem só na marca que referes, pois eles estão em todo o lado. Tive um caso idêntico com um carro que a determinada altura começou a "mudar de côr", isto é...as partes que estavam expostas ao sol viraram "Rosa" e as partes resguardadas mantinham o vermelho ferrari. Conclusão dos peritos: "...é devido ao dono do carro morar à beira-mar ou andar muito pela beira-mar" :(
eheheheheheheh....anormais dum raio!!!! (moro no centro da cidade, e a mulher, habitual condutora, trabalha muito longe do mar)
Nunca desisti de reclamar, exigi sempre resposta por parte deles por escrito (eu acompanhei sempre as minhas reclamações por escrito)e ao fim de um ano (!!!!) chegaram à brilhante conclusão que era um problema no pigmento da tinta :):):) e pintaram o carro de novo. Toma, embrulha que é rebuçado.
Mas esta história tem uns aninhos, na altura não havia blogues, não havia canais de televisão que "adoram" estes casos e não existiam entidades próprias para o efeito (nem sempre são rápidos a tratar do assunto, mas...). Claro que tens que ter muita paciência, mas não desistas. Dá-lhes!!! Reclama!! Divulga !!!

(quanto aos filmes é óbvio que não vi tudo de uma vez. Vi à noite em substituição da (maravilhosa) programação da nossa TV.)

Panos ao Vento disse...

Ora ai está uma bela exposição de um caso caricato, só tu para a escreveres com bom humor!
Porque não vais a uma oficina de pintura de automóvel pedir uma opinião? Eles, isentos à situação, devem dizer o motivo pelo estado da tinta. Consoante o que te disserem levas a opinião à Renault e voltas a exigir a garantia que te deram no acto da venda do carro.
Depois admiram-se que não vendem mais veículos... com estas atitudes não vão longe!
BOA SORTE!!!
Bjocas

Factor X disse...

Obrigada Aflores pela tua exposição e pelo conselho. Não, não vou ficar parada. Em último caso tenho o seguro contra todos os risco, neste caso, esfoladelas!

Factor X disse...

Olá Panos ao vento, já enviei umas fotos das marcas para a Renault France, para que estes façam o mesmo que a Renault Portuguesa fez...ou seja...olhar!