sexta-feira, 2 de março de 2007

Clique no link para verificar se é um dos habilitados a dar aulas de Matemática e Ciências da Natureza (230) disciplina do 1º e 2º anos do 2ºCiclo

Para os leigos na matéria eu passo a explicar: existem dois tipos de habilitação para a docência: a profissional e a própria. A profissional é para o pessoal que tem via ensino, ou seja que escolheu ser professor (maldita hora!), a própria é para os restantes que apesar de não terem via ensino, estão alguma forma ligados (ou deviam estar!!!) àquela área e possuem conhecimentos suficientes para leccionar a disciplina. Pois bem se vocês repararem nas listas de habilitados, temos por exemplo o caso dos cursos:
Ø Administração e Gestão de Empresas;
Ø Administração Pública, Regional e Local;
Ø Ciências Militares - especialidades: Administração Militar; Artilharia; Cavalaria; Infantaria; Material; Transmissões;
Ø Organização e Gestão de Empresas;
Ø Gestão;
Ø Engenharia da Multiplicação de Plantas (mas só se for tirada no Politécnico de Santarém);
Ø Engenharia Geotécnica - Escavações e Fundações;
Ø Gestão de Cooperativas Agrícolas;
Ø Contabilista;
Ø …
Ah ah, vocês perguntam:
- Mas existe alguém que não possa leccionar aquela porcaria?!! E eu respondo: -existe e querem saber quem?! - Os professores de Biologia, Geologia e Matemática. Estes cursos que estão mais do que relacionados com a disciplina em causa, não têm sequer habilitação própria para tal…digam-me lá se esta m. de lista não foi elaborada por NEE(a)?! Vocês acham isto normal?! Vocês reparem nos cursos que têm habilitação, alguns cujos nomes até assustam as criancinhas (exemplo: Ciências Militares - especialidades: Administração Militar; Artilharia; Cavalaria; Infantaria; Material; Transmissões; Engenharia Geotécnica - Escavações e Fundações). Os licenciados vai ensino só podem dar aulas ao 3ºciclo, têm pedagogia a mais e por isso não podem dar aulas ao 2º ciclo, são muito avançados para as criancinhas, esses professores (que por acaso até têm a noção do que é realmente importante reter para os anos posteriores) têm qualificações a mais…qual é a mãe ou o pai que quer que o seu filho tenha um professor com qualificações a mais e com jeito para dar aulas?!!? Fogo, xiça, eu quero é que o meu filhote tenho um professor licenciado ou bacharel em Eng. da Multiplicação das Plantas, então se for de Eng. Da Multiplicação de Cogumelos ainda melhor (abríamos outra vez o cogumelo mágico – que fez um sucesso enorme em Aveiro e esgotou o stock de drogas leves logo no 1º dia!)
Oh! Cristo, vem cá baixo ver isto!

(a) NEE - Necessidades Educativas Especiais

9 comentários:

saltapocinhas disse...

Nem sei que te diga...
Eu sabia disto porque a minha norinha ficou excluida no 1.º concurso que fez porque, sendo professora de Matemática ter tido a ousadia de ter concorrido para o 2.º ciclo!!
Foi ultrapassada por engenheiros!
Só não sabia que a lista dos cursos era assim imensa!
É uma vergonha!
Anda tudo doido!
Tirem-me deste filme!!
(se ainda tiver tempo para escrever hoje, vou mandar o pessoal ao teu blog para ler isto!)

Anónimo disse...

O mesmo acontece com o português ou o francês. Eu, licenciada nesta área, não posso dar aulas de português ao 2.º ciclo, mas 1 licenciado em História da Arte pode, assim como uma infinidade de outros cursos.

cereja disse...

Vim cá ter porque a Saltapocinhas mandou e eu sou muito bem mandada. E valeu a pena!
Fiquei de cara à banda, porque como leiga em coisas de ensino nem imaginava que isto fosse possível?!!! Não entram porque têm habilitações a mais????!!!! Estarão definitivamente loucos?

José António disse...

Não conhecdia o Blog, vim aqui parar pelo Fábulas1. Achei interessante.
Pela parte que me toca estou a recomendar tuning à trempe.

Jorge disse...

Portugal no seu melhor...

Factor X disse...

Obrigada a todos pela vossa visita e pela vossa opinião, na parte que me toca já enviei um e-mailzito ao Provedor da Justiça, cujo site, para os interessados, é:
http://www.provedor-jus.pt
Temos de aprender a reclamar no local certo, não é verdade?! E por isso peguei neste texto tirei as asneiras e numa linguagem mais formal enviei ao Sr. Provedor, não é a primeira vez que o faço e devo dizer que da 1ª vez que reclamei eles telefonaram-me prontos para resolver o meu problema, demorou um bocadito é certo, mas telefonaram, é bom saber que alguma coisa ainda funciona neste país:)
Bjs a todos.

saltapocinhas disse...

dás-me o teu mail?

Jmn disse...

É o País que temos...comigo é giro ver a bastonária dizer que há falta de enfermeiros e todos sabermos que está completamente saturado...vai ser giro daqui por um tempinho...vai, vai..

Anónimo disse...

Isto mais parece uma anedota, daquelas rascas que costumam correr net.